TRÊS PALAVRAS, APENAS

Três palavras resolveram reivindicar presença em minha vida esta semana.

DISCIPLINA.

AUTOCONTROLE.

FOCO.

A ordem de adesão a elas parece ser mais sensata se buscada de baixo para cima, entretanto, considero que a essência delas se interseccionam e, portanto, trazê-las à tona, não implica em estabelecer uma hierarquia, mas em buscar uma nova realide tecida por elas de forma conjunta.

A DISCIPLINA implica em observância a regras, a doutrinas, a rotinas... Porém, para acordar consigo mesmo uma disciplina devo ter em mente o meu FOCO. Sem FOCO, a DISCIPLINA tende a não estar bem direcionada e, portanto, tente a não ser DISCIPLINA, porque a DISCIPLINA deve ser pontual, objetiva.

O FOCO pode ser um objetivo ou uma meta. Relaciona-se com o que é prioritário na vida de cada um: passar no vestibular, emagrecer, comprar um carro, encontrar um amor... É importante, observar, entretanto, que o FOCO, de maneira alguma deve tender a se tornar uma obsessão. Não deve existir na vida de nenhuma pessoa que se pretenda saudável, um FOCO, que desfoque a sua visão para a diversidade de situações e necessidades oferecidas pela vida, e que são imprevisíveis.


Ter um FOCO, na verdade, consiste em ter bem delineado um objetivo a longo prazo e que demanda uma mobilização de recursos materiais ou não para que seja alcançado. O papel da DISCIPLINA em não permitir que o FOCO se torne obsessivo é justamente ser flexível, mas ainda assim ser considerada uma DISCIPLINA. A flexibilidade da DISCIPLINA, por exemplo, está em, ao mesmo tempo que não me tirar o FOCO de vista, não permitir que eu esgote todas as minhas energias e atenções em uma única coisa, perdendo a dimensão da dinâmica própria da vida, como as relações interpessoais, a saúde, as necessidades materiais básicas, dentre outras.

Tendo em vista os limites da DISCIPLINA e do FOCO, podando seus possíveis exageros, cabe ter em mente também algo fundamental que me permitirá não sair da linha, que é o AUTOCONTROLE. É por meio dele que esses outros elementos, próprios da dinâmica da vida, não ofuscarão o meu FOCO, ou não tomarão seu lugar, ou não influenciarão de modo negativo no que tracei para mim como meta.

É importante, por fim, perceber que irmanar DISCIPLINA, AUTOCONTROLE e FOCO não é uma tarefa fácil ou que termina quando eu organizo minhas ideias. Todos os dias é importante acordar lembrando dessa parceria e reajustando-a à necessidade de cada dia afim de que não a tornemos nem rigorosa a ponto de me fazer perder o prazer de alcançar meu objetivo, nem solta o bastante a ponto de não me permitir alcançá-lo e, posteriormente, ter que encarar a frustração.

Comentários