Manifesto Contra a Mediocridade


Os medíocres são maus!
Particularmente, a maldade deles me irrita! Sobretudo, porque quem é medíocre reconhece sua inutilidade. Mas os medíocres não querem deixar a vida fluir e os bons serem bons. Os medíocres, por escolha, são péssimos no que fazem e sabotam o trabalho dos talentosos. Ora, pela sua escolha em fazerem mal o que fazem, os medíocres são intolerantes ao talento dos bons e seu único esforço é para convencer outras pessoas a serem medíocres e a ridicularizar os talentosos. Eles são maus para o progresso (não uso progresso no sentido positivista) de qualquer grupo social ou instituição.
Os medíocres fazem a vida perder o sentido!
Eles empurram tudo com a barriga. Só fazem o semi-necessário para manter-se onde estão. Além disso, os medíocres aspiram ter, mas querem ter utilizando-se de meios corruptos e chulos. Fingem que são bons, fingem representar a vontade de uma maioria, mas unem forças em seu exclusivo favor. Adoram os méritos, mas fazem os méritos e os esforços perderem todo o sentido, porque sempre buscam atalhos ilícitos para alcançar suas conquistas.
Os medíocres reclamam da vida o tempo todo. Reclamam de tudo e nunca percebem a si mesmos como problemas. Seus problemas sempre são causados por problemas alheios. Sua irresponsabilidade sempre é culpa de alguém. Eles são falsos! São capazes de trair as pessoas que mais amam e depois fingirem estar tudo bem para não se darem ao trabalho de pedir perdão. Eles são mesmo capazes de nos convencer de que somos grandes culpados quando estamos cobertos de razão.
Os medíocres são invejosos!
É fácil reconhecer um medíocre! Nada que outrem faça está bom para eles. Sempre há defeitos, sempre há problemas facilmente identificáveis. O medíocre quer convencer a todos que o mundo é feito à sua semelhança e que nada que se faça deixa de passar pelo crivo da mediocridade que o move.
Os medíocres não se esforçam para conquistar nada, não se dão ao trabalho. Para eles é mais cômodo usurpar o que já fora conquistado por alguém.
Os medíocres impedem o crescimento alheio!
Uma amizade com um medíocre é contagiante. Eles têm bom poder de convencimento. Eles arquitetam bem suas manipulações. E não raro nos vemos defendendo ardorosamente as causas dos medíocres, enquanto eles permanecem bem acomodados assistindo aos conflitos, para, ao final ficar do lado do vencedor.
É por conta dos medíocres que a educação não se expande, que não se fazem mais revoluções, que se aceitam as situações incômodas em silêncio, que a indústria dita nossos gostos e nossas identidades, que o futebol é mais importante que a educação, que talento e inteligência são virtudes para poucos, que preconceitos se perenizam, que a miséria permanece, que a intolerância ganha corpo, que a violência penetra os espaços mais íntimos da vida...
ATENTEMOS PARA COMBATÊ-LOS E DESMASCARÁ-LOS!
Eles estão em nossas casas, nossas escolas e faculdades, nas esquinas, nos mais diversos ambientes de trabalho, nos espaços religiosos, nos espaços políticos, nos movimentos sociais e até me lendo nesse momento para convencer o mundo que a culpa não é deles, mas SUA!
COMBATAMOS A MEDIOCRIDADE!
DESMASCAREMOS OS MEDÍOCRES!
COMECEMOS POR NÓS MESMOS, perguntando-nos: somos medianos? Que importância tenho em minha casa? Na minha profissão? Nos meus estudos? Na minha religião? Na política? Quanto às minhas convicções?
Se, em reflexão séria, você tem pouca importância ou nenhuma, TEMA!
TEMA e saia dessa MÉDIA PODRE, MEDÍOCRE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDO

CULPA DO COMUNISMO! (E essa Guerra Fria que não acaba?)

SE EU FIZER A MINHA PARTE, ALGO VAI MUDAR?