- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Se olharmos com sensibilidade para as narrativas bíblicas, percebermos que, desde o judaísmo, Deus promete libertar Israel da escravidão, do domínio de outros povos e mesmo de pessoas sobre pessoas. E sempre, os oportunistas não perdem a oportunidade de introduzir uma nova forma de opressão.
A história judaico-cristã se dá nessa dialética entre libertação e opressão. Nos nossos dias, com a Babel de cristianismos, são muitas as promessas de libertação, mas bem mais numerosas as formas de opressão.
O Jesus que andava com os cobradores de impostos, com as adúlteras, com os pobres, que dava valor às criancinhas, aos leprosos, aos doentes e atormentados por várias causas, sucumbe ao jesus chantagista, que pede obediência e ameaça com o inferno.
Do pouco que conheço da Bíblia, nunca vi Jesus prometer inferno a ninguém, mas sempre seduzir para o Reino de Deus. Do pouco que conheço da Bíblia, sempre vi Deus escolher os que pareciam ao mundo, menos capazes. E seus escolhidos não era nada perfeitos. Cometiam adultério, assassinato, traíam, negavam... E em todas as circunstâncias, Deus acreditou neles, sempre lhes deu nova chance de seguir.
Infelizmente, a sede por poder dxs líderes religiosxs sempre encontra novas formas de se perenizar. Ainda há fariseus, que vivem às custas do suor dos seus fieis e em troca lhes submetem a duros fardos; ainda há apedrejadorxs, que só enxergam a obrigatoriedade do seguimento das regras no outro e sempre acham seus erros de menor grandeza; ainda há inquisidorxs, que ao invés de incendiar corpos nas fogueiras, levam ao pó a inteligência, a criatividade, a liberdade e a humanidade de seus fiéis.
E a religião, que deveria ser o oásis dos que sofrem no deserto deste mundo, acaba por ser o lugar do medo, da subserviência, da produção do ódio.
Deus não quer escravos, Deus não quer odiadores, Deus não quer privações, Deus não quer sofrimento, Deus não quer exatamente nada...
Deus só quer amar. Amar o outro por meio de nós, amar a nós por meio do outro. Se conseguimos viver isso, então estamos vivendo a mensagem que Ele nos transmite desde os hebreus.
Que assim seja!
amor
Ana Paula Valadão
apedrejadores
boicote
C&A
Deus
devaneios edênicos
eden de lima
escravidão
fariseus
inquisidores
líderes religiosos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários